As dificuldades na inovação curricular manifestam-se em várias perspectivas e, entre estas, a postura do professor como detentor do conhecimento é a mais relevante. O modelo mental do estudante está atualmente ligado à modernização da metodologia de ensino-aprendizagem. Nesta nova forma de atuar, não se sustenta mais o professor focando em seu ensino, mas sim o professor orientador de práticas e métodos nos ambientes de aprendizagem que possam aumentar a eficácia da aprendizagem. As metodologias ativas promovem a integração interpessoal, interdisciplinar e interprofissional e, consequentemente, o desenvolvimento de competências. Dentre estas têm-se hoje no mundo educacional metodologias renomadas como o PEER INSTRUCTION, o TEAM BASED LEARNING, o GAMIFICATION, como também metodologias menos conhecidas (PAPERCRAFT, STORYTELLING, PROJECT ORIENTED LEARNING) mas que também trabalham o “aprender fazendo” de forma sistemática, orientada pelo professor.
ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS
 ESTUDO DE CASOS
|
Método que promove a aprendizagem em um contexto real, amplo e complexo. O caso apresentado tem como objetivo facilitar a aprendizagem de tópicos específicos ou conjunto de ideias consistentemente relacionadas entre si. Entre outras coisas, promove a interdisciplinaridade, explica ligações casuais em intervenções ou situações da vida real e insere o estudante num contexto interprofissional. |
Método em formato de diagramas que desenvolve o raciocínio lógico representando o relacionamento conceitual existente entre informações fragmentadas, sobre as quais se possa sedimentar conhecimentos e planejar ações e estratégias para alcançar objetivos específicos. |
MAPA MENTAL
|
Baseia-se na metodologia de Eric Mazur (2014) na qual a aprendizagem acontece por meio da discussão em pares de conceitos propostos pelo professor. O docente elabora questões sobre o assunto e avalia o conhecimento do estudante e da equipe por meio de erros e acertos. O aluno tem a oportunidade de repensar a resposta interagindo com os colegas. O professor media e instiga as discussões. |
PEER INSTRUCTION 3.0
|
Metodologia que promove a discussão colaborativa, construindo a aprendizagem pela troca de conhecimentos. Possui um formato simples, eficaz e flexível para a realização de discussões em grupos numerosos. O conhecimento é construído com base nos argumentos individuais compartilhados com a equipe. |
HOST
|
É uma abordagem do pensamento humano à inovação, que utiliza ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia, e os requisitos para o sucesso da ação. Em algumas etapas os estudantes desenvolvem interagindo com um par, novos produtos, processos ou serviços com extrema criatividade. |
DESIGN THINKING
|
Arte Antiga de Modelagem desenvolvida pelos povos orientais e consiste em construir modelos em três dimensões a partir de papel. O produto da técnica depende do objetivo e da proposta do professor para a aula. Esta metodologia promove ao estudante o estímulo à inteligência espacial, ao gerenciamento de recursos, a liderança e a atenção à qualidade e cumprimento da tarefa dentro do prazo estipulado. |
PAPERCRAFT
|